blog by intera

Recrutamento data driven: o que é e como implementar na sua empresa

Com a alta competitividade do mercado de trabalho e empresas buscando talentos cada vez mais capacitados, utilizar tecnologia e inovação atreladas aos dados é essencial para garantir contratações assertivas. Nesse contexto, um recurso que vem sendo explorado no mercado é o recrutamento data driven

A estratégia facilita a conexão entre as habilidades dos candidatos e as necessidades de uma organização durante o processo seletivo. Mas, afinal, o que é data driven? Entenda o conceito e saiba como ele pode beneficiar os processos de recrutamento e seleção da sua empresa.

Recrutamento data driven: o que é?

O recrutamento data driven é uma técnica que auxilia na gestão de recrutamento e seleção usando dados. Isso quer dizer que as informações de currículo, perfil do candidato e habilidades são analisadas por meio de recursos tecnológicos, facilitando o cruzamento de informações.

O processo é aplicado pelo tech recruiter, que realiza a gestão de pessoas por meio da coleta e análise de dados, tornando o processo seletivo mais assertivo e otimizado, poupando tempo e recursos da organização.

O nome dessa metodologia de gestão de pessoas através dos dados é people analytics. A partir da análise dos dados coletados, o recrutador toma decisões sobre os colaboradores, visando à escolha mais acertada para a situação.

People analytics

Em resumo, o que é people analytics? É o uso de ferramentas de tecnologia, para realizar a gestão de pessoas de uma empresa por intermédio do setor de recursos humanos.

A partir dessa coleta e análise, o RH pode analisar o perfil de um talento antes de uma promoção ou demissão, por exemplo. Os dados das empresas coletados nesse processo poderão ser usados também no data driven, mais voltado para recrutamento.

Benefícios do data driven no recrutamento

Agora que você entende o que é o recrutamento data driven, saiba mais sobre as vantagens dessa estratégia no recrutamento e seleção da sua empresa.

Economia de tempo e recursos

Ao utilizar essa que é umas técnicas de recrutamento e seleção mais eficazes do mercado, a organização economiza tempo e recursos no processo. Em geral, os processos seletivos geram um grande volume de tarefas. O uso de inteligência artificial otimiza o trabalho, evitando gargalos e sobrecargas dos profissionais.

Além disso, contar com o recrutamento data driven torna toda a dinâmica mais precisa, diminuindo a taxa de turnover da empresa, o que impacta diretamente na redução de custos e na economia de recursos.

Maior precisão nas contratações

Através dos dados, é possível ter mais clareza sobre a possibilidade de sucesso de um talento na função. Isso porque são analisadas experiências, perfil, habilidades e comportamentos a partir de informações concretas.

Dessa forma, o profissional se identifica mais com a função e, assim, tende a passar mais tempo na empresa e ser mais engajado na função, fazendo com que a organização evolua.

Melhor experiência para os candidatos

Mesmo em situações em que o talento não é selecionado para a próxima etapa do processo seletivo, um recrutamento personalizado e direcionado faz com que a experiência seja mais satisfatória, aumentando a autoridade e melhorando a imagem da empresa no mercado.

Com retornos e feedbacks mais ágeis, o candidato sente que a organização se preocupa não somente em contratar um profissional, mas em ter relacionamentos mais humanizados na cultura organizacional.

Melhoria contínua no processo

Com a análise contínua dos dados, você pode ter um diagnóstico completo de todo o processo de seleção, com métricas precisas. Assim, fica mais fácil enxergar os desafios e gargalos, otimizando todo o planejamento estratégico e o deixando cada vez mais fluido.

Entre as métricas que podem ser analisadas, dê uma atenção especial a estas: custo por contratação, índice de candidatura por vaga, tempo e qualidade de contratação, candidaturas por canal de recrutamento e taxa de retenção.

Recrutamento data driven na prática

Por ser uma estratégia recente no mercado, trabalhar com o recrutamento data driven ainda pode ser um grande desafio para as empresas. Mas, com um planejamento bem-elaborado e ações bem-pensadas, o recurso potencializa todo o processo seletivo da organização.

Faça um planejamento estratégico

Para garantir resultados consistentes no processo, o primeiro passo é ter os objetivos e métricas a serem analisadas bem-definidos. Assim, estabeleça quais KPIs são mais importantes e desenvolva o plano estratégico para chegar ao resultado. Vale lembrar que toda estratégia deve ser mensurável.

Conte com uma empresa especializada

Contratar uma empresa especializada em recrutamento e seleção pode otimizar ainda mais o processo. Além de ter o suporte de profissionais altamente capacitados, a organização ainda dispõe de soluções personalizadas, seguindo o que há de mais atual no mercado.

Analise resultados constantemente

Mensurar e analisar os dados coletados é parte essencial da estratégica, já que esses resultados guiarão melhorias no processo, tornando-o cada vez mais otimizado, dinâmico e fluido.

Transforme o recrutamento e seleção da sua organização com a INTERA

A INTERA oferece diversas soluções de recrutamento e seleção para a sua empresa, transformando os processos e potencializando os resultados através da preparação de times de alta performance. Converse com um de nossos especialistas e saiba como sair na frente da concorrência.

Gostou do nosso conteúdo?

E receba novos materiais sobre recrutamento digital através do seu e-mail!

Escrito por:

Gabriel Chaves

Web Designer & Inbound Marketing

Inscreva-se em nossa NewsLetter

Rebeca conteúdos, eventos, artigos, materias e eBooks produzidos por especialistas em recrutamento Tech