blog by intera

Recrutamento hacker: o método que revolucionou o RH

Tudo é hackeável. Ao entendermos isso, nos tornamos inquietos e passamos a enxergar cada obstáculo, cada processo, cada passo da nossa operação como hackeável. Ao hackear o recrutamento tradicional, revolucionamos  a visão de negócio através do desenvolvimento de uma cultura: “Entendo como as coisas funcionam e faço melhor”.

O que é o recrutamento hacker?

Para quem entende, pelo menos brevemente, de recrutamento e seleção e subsistemas de RH, o recrutamento hacker veio para revolucionar tudo que você achava que era o único modo de ser feito. Trabalhar com recrutamento e seleção não é apenas triar currículos que chegam na sua empresa ou no e-mail e selecionar os mais aptos, mas pensar em como usar soluções melhores e hackeá-las. O recrutamento hacker é utilizar da filosofia Hacker para ser um RH 4.0 sem esquecer que o H é de Humano!

Como você pode hackear o seu recrutamento?

A filosofia Hacker, como explicado no início, pode ser aplicada em todas as fases do seu processo. Na INTERA, depois que realizamos o alinhamento com o cliente para entender qual perfil é o mais assertivo para cada vaga, traçamos todas as estratégias para a atração e triagem dos profissionais. Aqui pensamos sempre em quais hacks podemos utilizar desde antes da entrada nos talentos no nosso funil.

Na etapa de atração:

  1. Teste de copy: Essencialmente uma copy é um texto que tem apenas um objetivo: a conversão. Esses textos fazem uso de técnicas de escrita persuasiva para atrair o candidato.
  2. Teste A/B com ads: Para determinar qual estratégia tem o melhor desempenho e melhorar campanhas de aquisição de talentos é possível fazer testes A/B.
  3. Mapa de calor nas páginas de vagas: Mapa de calor é o resultado do rastreamento dos movimentos do mouse dos usuários do site.

Na etapa de triagem:

  1. Chatbots: Você pode utilizar bots no Whatsapp para manter um relacionamento mais próximo com os talentos ao longo da jornada.
  2. Killing questions: Se você precisa contratar um profissional que cumpra requisitos objetivos, você pode enviar “killing questions” antes da entrevista.
  3. Automatização de testes de personalidade: Existem plataformas hoje que te entregam uma análise completa do candidato, tal qual um relatório nos modelos padrões e tudo 100% online.

Como a cultura hacker impacta no seu negócio?

Quando você consegue gerar resultados mais assertivos em menos tempo, consequentemente você gera maior lucratividade! Além disso, quando os talentos passam de forma mais rápida pelo seu processo e têm uma boa relação durante todas as etapas, eles acabam engajando mais e têm maiores chances de se tornar promotores da sua empresa.

Implementar a cultura hacker e criar tantas soluções para seu processo de seleção, é um processo longo e que demanda um certo esforço do seu time. No entanto o tempo gasto para estruturar esses hacks vai economizar muito mais tempo posteriormente e garantir um processo muito mais eficiente. É importante que você visualize quais partes do processo da sua empresa podem ser otimizados e ter sempre em mente: como isso funciona e como podemos fazer melhor? Fale com o time INTERA  e construa uma cultura hacker na sua empresa.

Gostou do nosso conteúdo?

E receba novos materiais sobre recrutamento digital através do seu e-mail!

Inscreva-se em nossa NewsLetter

Rebeca conteúdos, eventos, artigos, materias e eBooks produzidos por especialistas em recrutamento Tech