O recrutamento inclusivo é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer empresa no mundo atual. Além de ser uma prática ética e socialmente responsável, ele traz benefícios significativos para o desempenho do negócio ao promover a inovação, melhorar o ambiente de trabalho e fortalecer a reputação da marca empregadora, por exemplo.
No entanto, contratar talentos diversos ainda é um grande desafio. São muitas as dificuldades enfrentadas por recrutadores nesse tipo de processo, o que acaba limitando a velocidade da inclusão de diferentes grupos nas empresas. A seguir, gostaríamos explorar alguns tópicos que precisam ser levados em consideração ao recrutar com diversidade e algumas dicas para tornar seus processos mais eficientes:
1. Viés inconsciente: Recrutadores podem preferir candidatos semelhantes a eles, o que leva à exclusão de grupos sub-representados. Treinamentos sobre viés inconsciente e práticas de avaliação padronizada podem ajudar a mitigar esse problema.
2. Falta de conscientização e treinamento: É preciso que o recrutador esteja ciente do contexto dos grupos sub-representados no mercado de trabalho para existir uma comunicação humanizada e empática ao longo do processo. Investir em treinamentos que abordem diversidade, inclusão e táticas para conduzir entrevistas imparciais é fundamental para um bom processo seletivo.
Ex: Separe uma lista de candidatos potenciais e os avalie sem saber seus nomes
3. Barreiras na descrição do trabalho: Descrições de trabalho podem conter linguagem tendenciosa ou requisitos desnecessários que excluem candidatos qualificados. Revisar e ajustar as descrições de trabalho para torná-las mais inclusivas faz toda a diferença.
Ex: Será que uma graduação é necessária ou a experiência prática pode ser suficiente para uma determinada vaga?
4. Fontes de recrutamento limitadas: Depender apenas do LinkedIn para o hunting de talentos limita a diversidade dos candidatos – inclusive, não há filtros que facilitem por grupos específicos na rede. Explorar parcerias com organizações diversas, grupos de redes sociais e utilizar plataformas especializadas amplia o alcance.
5. Cultura organizacional pouco inclusiva: A empresa precisa estar preparada para receber talentos diversos. É fundamental criar uma cultura inclusiva e promover políticas e programas de treinamento sobre diversidade para construir um ambiente acolhedor e manter os talentos engajados.
6. Ausência de metas e métricas de diversidade: Metas e métricas claras são essenciais para impulsionar a diversidade. A existência de objetivos que promovam a inclusão gera intencionalidade por parte dos recrutadores, que passam a buscar por talentos diversos para preencher as vagas abertas.
—
Em resumo, superar os desafios do recrutamento inclusivo requer:
1) Definição de metas de recrutamento inclusivo
2) Conscientização e treinamento do recrutador
3) Revisão cuidadosa das descrições da vaga
4) Utilização de métodos de seleção imparciais
5) Promoção de uma cultura inclusiva na empresa
Esperamos que essas dicas sejam valiosas para o seu dia-a-dia e que consiga superar essas dificuldades ao recrutar com diversidade. O recrutador é peça chave para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado e a informação é fundamental nesse processo.