A transformação digital e tecnológica é uma realidade em empresas de diferentes setores. Isso faz com que a demanda por talentos nessa área aumente significativamente. Desse modo, é cada vez mais necessário contar com um tech recruiter para organizar um processo seletivo eficiente.
A seleção de profissionais de TI está cada vez mais difícil, e o Google confirma: vai faltar gente qualificada na área. Até 2025, o Brasil pode ter um déficit de 530 mil talentos. É aí que entra o papel fundamental de um especialista em seleção de candidatos. Quer saber como? Continue a leitura!
Saiba que é e o que faz um tech recruiter
O tech recruiter é o “caçador de talentos” da área de Tecnologia. Seu objetivo é encontrar excelentes candidatos, de programadores a desenvolvedores. Para tanto, usa ferramentas e estratégias para desenvolver um recrutamento eficiente, pensando nos desafios desse setor.
Ele atua como um intermediário entre empresas e candidatos. Nesse sentido, busca as melhores oportunidades para cada parte envolvida e ajuda a empresa ser vista como um ótimo lugar para trabalhar, facilitando a contratação de profissionais de TI.
5 habilidades necessárias ao tech recruiter
O tech recruiter deve ter tanto as habilidades práticas e comportamentais comuns a todos os recrutadores quanto as capacidades exigidas pelo segmento de Tecnologia.
Ele precisa ser capaz de entender as dores da empresa e saber como — e se — os candidatos podem solucioná-las. Confira 5 competências essenciais de um profissional de RH para garantir a eficiência no recrutamento tech:
- comunicação: a boa comunicação verbal e escrita ajuda evitar mal-entendidos durante o processo;
- habilidades de negociação: a alta competitividade entre as empresas faz com que o recrutador precise negociar salários, benefícios e oportunidades;
- pensamento analítico e estratégico: para identificar bons talentos, é necessário saber analisar dados e tendências do mercado;
- adaptação: é preciso se atualizar sobre as constantes mudanças do setor, para se adaptar às demandas das empresas e também dos candidatos;
- conhecimento técnico básico: isso inclui saber quais são as linguagens de programação e as principais ferramentas utilizadas na área.
Por que contar com um tech recruiter no processo seletivo?
Agora que você já sabe o que faz um tech recruiter, fica fácil entender por que ele é tão importante para o sucesso de um processo seletivo. Afinal, contar com esse especialista ajuda a superar os desafios e a concorrência.
Além de alinhar as expectativas entre empresa e candidatos, este profissional faz com que diferentes setores da organização entendam que, para atrair os melhores talentos em Tecnologia, é preciso oferecer boas oportunidades. Assim, um especialista no recrutamento de candidatos em TI traz muitos benefícios, como:
- alinhamento de expectativas;
- compreensão das habilidades exigidas pela vaga;
- melhor avaliação das competências dos candidatos;
- aumento das taxas de retenção nos setores de tecnologia;
- aplicação de estratégias de otimização no processo de contratação de colaboradores de TI.
Os principais desafios no recrutamento tech
O recrutamento e seleção especializado em TI conta com desafios únicos do segmento de Tecnologia. Como falamos anteriormente, a dificuldade de encontrar candidatos qualificados é o principal, mas existem outras barreiras que surgem ao longo da seleção. A seguir, listamos as mais significativas.
Competição por talentos
A falta de pessoas capacitadas, aliada à alta demanda por profissionais, leva a uma maior competição entre as empresas. Aqui, o papel do tech recruiter é valorizar e fortalecer a marca empregadora, fazendo com que a empresa seja a escolhida.
Lentidão no processo seletivo
Muitas organizações seguem presas a processos seletivos demorados, e essa lentidão faz com que ela perca os candidatos mais promissores. Nesse contexto, um profissional de RH ajuda a otimizar a seleção, garantindo mais chances de contratação.
Falta de profissionais com visão estratégica do negócio
Hoje em dia, as empresas querem profissionais que pensem estrategicamente, que saibam avaliar suas ações e funções para contribuir com o crescimento da organização como um todo.
Problemas na descrição das vagas
A descrição da vaga é fundamental para o candidato identificar se seu conhecimento atende aos requisitos esperados. Para garantir uma descrição coerente e bem-formulada, é essencial conhecer as competências necessárias para cada oportunidade.
Falta de benefícios que sejam atrativos o suficiente
A remuneração e os benefícios podem ser os pontos-chave para a tomada de decisão de um candidato. Assim, o recrutador, que nem sempre tem controle sobre as ofertas, deve saber valorizar o que é oferecido pela empresa, destacando os benefícios que se encaixam ao perfil do candidato de TI.
Lidar com as expectativas dos candidatos e das empresas
O recrutador atua como intermediário entre os candidatos e a organização, buscando criar um cenário em que todos saiam ganhando. Como especialista no mercado de TI, ele consegue identificar oportunidades na empresa que os gestores nem sempre percebem e apresentá-las como vantagens aos candidatos.
Supere os desafios do recrutamento tech com a INTERA
A INTERA é uma empresa especializada em recrutamento e seleção de talentos em Tecnologia. Nossa equipe conta com tech recruiter e diferentes profissionais focados em encontrar os melhores candidatos para sua empresa. Entre em contato e conheça todas as nossas soluções para otimizar suas práticas de contratação.