blog by intera

Estratégias de employer branding para atrair e reter talentos

O engajamento dos colaboradores e a atração de talentos são elementos fundamentais para o crescimento de um negócio. Nesse contexto, o employer branding tem um papel importante, fazendo com que as pessoas desejem trabalhar, ou continuar trabalhando, para determinada empresa. Quer saber mais? Continue a leitura.

O que é employer branding?

“Branding” é um termo em inglês que, na prática, significa cuidar da imagem do negócio, fazendo que seja percebido como um ótimo lugar para se trabalhar, com bons benefícios além da remuneração.

Qual a importância do employer branding?

Na hora de procurar emprego, as pessoas buscam cada vez mais um ambiente de trabalho saudável, onde possam crescer e ser autênticas. Mas como descobrir como é realmente trabalhar em um lugar? Segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, esta é uma das principais dúvidas dos candidatos.

As técnicas de employer branding ajudam a organização a mostrar para os candidatos que ela é uma boa opção. E existem diferentes maneiras de fazer isso. Nesse sentido, a consolidação da marca empregadora traz diferentes benefícios, como:

  • Atração e retenção de talentos: colaboradores felizes se sentem mais confiantes e veem seu futuro na empresa, ajudando na atração e retenção de talentos;
  • promoção da diversidade: um ambiente saudável é, necessariamente, diverso e inclusivo;
  • aumento da produtividade: a imagem positiva contribui para um maior engajamento de colaboradores;
  • vantagem competitiva: uma boa reputação como empregador atrai clientes e parceiros alinhados aos princípios da instituição;
  • redução de custos: a retenção de colaboradores diminui os custos com contratação e treinamento de novos talentos.

Estratégias de employer branding

A disputa pelos melhores talentos é acirrada. Grandes negócios entendem que o sucesso depende de seus profissionais. Por isso, as estratégias de employer branding precisam destacar tudo que faz da empresa um lugar desejável para trabalhar. Conheça a seguir as principais formas de fazer isso de uma maneira personalizada.

Objetivo, planejamento e estratégia

Toda ação, para ter sucesso, precisa de planejamento. Isso significa entender o propósito do employer branding para o seu negócio e aplicar técnicas específicas para alcançá-lo. Geralmente, os principais objetivos são a atração e a retenção.

Atração de novos colaboradores

Os esforços precisam focar na consolidação da reputação e também na divulgação das oportunidades da empresa. Isso direciona o tom de voz para aqueles que acreditam nos mesmos valores do negócio, tornando a seleção mais objetiva.

A terceirização do recrutamento é uma estratégia inteligente para organizações que querem fortalecer as diferentes frentes do processo seletivo por meio de técnicas comprovadas e personalizadas.

Retenção de colaborador

Não basta conquistar os melhores profissionais do mercado; é preciso fazer com que eles permaneçam. Aqui, as ações são voltadas para a valorização dos colaboradores, fazendo com que eles tenham um sentimento de pertencimento.

As estratégias de retenção ajudam a colocar em prática as promessas feitas durante o processo de recrutamento, construindo um ambiente seguro e acolhedor. Nesse sentido, os movimentos são também internos, e a ideia é fazer com que as pessoas sintam realmente o valor de trabalhar na organização.

Análise da percepção

Faça um diagnóstico da percepção atual dos colaboradores sobre o quão satisfatório, ou não, eles consideram trabalhar na empresa. Ferramentas de pesquisas ajudam a entender os pontos fortes e fracos do employer branding e a perceber o que faz dos concorrentes os melhores lugares para trabalhar.

É importante que todas as equipes e cargos sejam ouvidos. Então, para garantir um panorama verdadeiro, crie um canal de comunicação livre e anônimo, para que todos possam se expressar. Para avaliar, considere diferentes fatores, como:

  • remuneração e benefícios;
  • plano de carreira;
  • estilo de liderança;
  • flexibilidade;
  • transparência;
  • diversidade;
  • entre outros.

Comunicação com os colaboradores

Muitas vezes, os colaboradores desconhecem as oportunidades de crescimento simplesmente porque elas nunca foram apresentadas. Isso faz com que eles acreditem que não têm onde crescer.

Portanto, elabore materiais de divulgação que expliquem as boas condutas da empresa, organize atividades de integração entre os times, para que eles troquem informações, e desenvolva ações para compartilhar mais sobre o negócio no geral.

Defina o foco da cultura da instituição

A cultura organizacional é a base do ambiente de trabalho. Ela define o conjunto de crenças, princípios, hábitos e valores que guiam o comportamento dos profissionais. É por meio dela que as pessoas se conectam com a organização, pois esses princípios também definem o tom de voz da marca empregadora.

Ter essas ideias bem definidas é importante para conseguir transmiti-las tanto para as equipes internas quanto para os candidatos. É reconhecendo esses preceitos que os profissionais conseguem entender se o perfil do negócio está de acordo com o que procuram e acreditam.

Forneça um ambiente de trabalho agradável com diversidade e inclusão

É preciso ir além do discurso e realmente construir um bom ambiente para trabalhar. Isso envolve desenvolver e aplicar políticas de diversidade e inclusão, avaliar constantemente o clima organizacional e estar sempre vigilante. Um primeiro passo importante é rever e atualizar o compliance conforme as regras de ESG. 

Recompensa para o colaborador com um serviço bem realizado

Outro aspecto que fortalece muito a marca empregadora é a valorização de colaboradores. Portanto, determine programas de recompensas para serviços de qualidade, metas atingidas ou ações que contribuíram para os resultados. Além disso, tenha um plano de crescimento bem estabelecido e aplique-o de maneira justa.

Conte com o time de especialistas da INTERA

Com o crescimento do negócio, há também a necessidade de contratação. É aqui que o employer branding mostra todo o seu valor, ajudando a conquistar os melhores profissionais do mercado. Entretanto, para garantir um processo de recrutamento eficiente e eficaz, é preciso da ajuda de especialistas.

Com o serviço RPO (Recruitment Process Outsourcing) da INTERA, você conta com um time de especialistas para ajudar sua empresa a atrair os melhores talentos de maneira personalizada. Por meio de técnicas de seleção e ferramentas de avaliação mais objetivas, encontramos os profissionais ideias. Entre em contato!

Gostou do nosso conteúdo?

E receba novos materiais sobre recrutamento digital através do seu e-mail!