Transformação Digital

Raio-X
da Transformação Digital no Brasil em 2021
Todos os dados da sessão Raio-X foram extraídos do artigo produzido por Gustavo Caetano, CEO da Sambatech e Samba Digital, e colunista da MIT Technology Review Brasil e publicado em 2 de junho de 2021 – a partir de uma pesquisa da Samba Digital.

Foram mais de 100 respostas de 100 C-Levels reconhecidos nacionalmente, que atuam em sua maioria na área de tecnologia e inovação e que estão à frente de empresas de diversos portes, sendo que 17% delas com faturamento acima de R$ 1 bilhão.
das empresas brasileiras já estão implementando uma estratégia de Transformação Digital
0 %
estão atualmente desenvolvendo uma estratégia de Transformação Digital
0 %
não possuem planos de ter estratégia de Transformação Digital
0 %

A tendência é que, nos próximos anos, três vertentes alavanquem as iniciativas de Transformaçõ Digital

1) relações cada vez mais digitais entre cliente e empresa;

2) aperfeiçoamento do trabalho remoto, criando uma cultura ágil;

3) revisão dos processos internos e da jornada do cliente com foco em novas receitas.

Faturamento de 2021 em Transformação Digital

62,5% das empresas pretendem dispor entre 10% e 30% do faturamento para TD

16,3% usarão entre 30% e 50% do faturamento para TD

9,6% disseram que não pretendem investir em TD

Principais apostas que poderiam auxiliar no avanço da jornada digital:

Analytics

Ser data-driven se tornou uma obsessão de vários negócios porque se conecta com a necessidade de poder tomar melhores decisões. As empresas já geram uma quantidade gigante de dados, mas o grande desafio é transformar essas informações em insights para agir de uma forma mais assertiva. Informações essas que quando interpretadas podem gerar descoberta de padrões comportamentais do usuário; maior compreensão da jornada e oportunidades de estancar desperdícios operacionais.

Cloud Computing

Já o investimento em Cloud Computing está ligado a alguns pilares que permitirão às empresas se digitalizarem com qualidade: automação, agilidade e eficiência. Sem dúvidas, uma das grandes vantagens do serviço de Cloud é a disponibilização dos dados em tempo integral, otimizando os processos de TD e aprimorando a produtividade das organizações.

Arquitetura de Sistemas

Ter processos e jornadas constantemente atualizadas permite a criação de soluções mais acertadas, dá agilidade na conclusão de tarefas internas e proporciona um maior controle das informações. Essas mudanças possibilitam que as empresas digitais coloquem o cliente em primeiro lugar, com base nas expectativas coletadas durante todas as interações realizadas.

Os três temas refletem a necessidade latente das empresas em tomar melhores decisões, ser mais ágil e moderno para poder escalar.
Desafios da Transformação Digital:
têm medo das consequências de um projeto não dar certo ou medo de riscos de segurança
0 %
alegaram não terem apoio da liderança
0 %
têm dificuldade em medir o retorno sobre o investimento (ROI)
0 %
apontaram o desafio do legado tradicional de tecnologia
0 %
relataram falta de investimento;
0 %
disseram não saber por onde começar
0 %
afirmaram que o principal desafio está na falta de colaboradores
com as habilidades necessárias.
0 %
Sete Lições
sobre como as transformações tecnológicas podem agregar valor

Todos os dados da sessão Sete Lições foram extraídos da pesquisa anual sobre estratégias de TI realizada pela McKinsey e publicada no dia 14 de junho de 2021

Lição 1: Investimentos em tecnologia estão criando valor significativo para os negócios

A maioria dos entrevistados relata que as transformações tecnológicas de suas empresas tiveram impacto moderado ou significativo

Lição 2: “Jogadas” focadas em pessoas produzem os melhores resultados

Transformações envolvendo talentos e sourcing tendem a gerar mais valor, seja em termo de receitas como de lucros

Apesar de seu grande potencial de gerar valor, iniciativas focadas em pessoas são as que empresas menos tendem a realizar

Lição 3: O talento continua sendo o Santo Graal das transformações tecnológicas – algo potencialmente valioso, mas difícil de executar.

Questões culturais e relacionadas a talentos constituem os maiores desafios às transformações tecnológicas

Lição 4: O desafio dos talentos tem implicações claras para o sourcing

Aumentou a dependência de fornecedores externos para dar suporte a atividades digitais e de TI essenciais. Entre os entrevistados que relatam mudanças em suas estratégias de sourcing, 47% afirmam que hoje são mais dependentes de parceiros de sourcing para complementar os recursos internos. No geral, a maioria dos entrevistados afirma que suas empresas envolveram parceiros em uma variedade de modelos de sourcing, desde contratos tradicionais de tempo e materiais até serviços gerenciados e joint ventures

Lição 5: Não há soluções mágicas – as empresas de melhor desempenho realizam mais transformações que as demais

Foram examinados os resultados de um subconjunto de empresas cujo desempenho em atividades essenciais de tecnologia está no quartil superior – aquelas que a McKinsey chama de “empresas de alto desempenho”. Essas empresas não apenas extraíram mais valor de suas transformações tecnológicas como também focaram várias iniciativas ao mesmo tempo – mais do que seus pares de menor desempenho. Em média, elas empreenderam cinco das dez iniciativas de transformação nos últimos anos, em comparação com apenas três iniciativas em empresas do quartil inferior.

Lição 6: O uso ampliado de tecnologias avançadas favorece a criação de mais valor

Os resultados sugerem que, numa transformação tecnológica, as tecnologias avançadas são capazes de gerar valor desproporcional. 44% dos entrevistados cujas empresas utilizaram em transformações recentes a internet das coisas (IoT) ou tecnologias de computação de ponta afirmam terem obtido reduções de custos significativas. 

Lição 7: Eliminar o descompasso entre tecnologia e negócios é fundamental para melhorar o desempenho

Empresas de alto desempenho superam o descompasso entre negócios e tecnologia em proporção significativamente maior que as demais

Empresas de alto desempenho são mais propensas que as demais a envolver tanto equipes digitais como de negócios na entrega da tecnologia